continua depois da publicidade

O Bitcoin, é um tipo de moeda digital criptografada, uma representação do dinheiro que só existe no mundo virtual, não existe fisicamente.

Sendo uma moeda digital você também pode utilizá-la para comprar produtos ou contratar serviços, porém, não são todas as lojas ou países que aceitam o bitcoin como uma opção oficial de pagamentos.

O Bitcoin foi criado em janeiro de 2009, pelo anônimo Satoshi Nakamoto, todas as regras que definem a criptomoeda estão detalhadas em um documento conhecido como White Paper.

Até hoje a identidade e paradeiro de Satoshi Nakamoto são desconhecidos.

continua depois da publicidade

O Bitcoin não é controlado por bancos ou governos, seu ecossistema está livre dos órgãos reguladores como no mercado financeiro tradicional.

Simplificando o Bitcoin

O Bitcoin é um código digital que faz parte de uma grande rede de blocos criptografados, chamada de BlockChain.

Você pode comprar um Bitcoin inteiro ou apenas uma fração dele (satoshis). Ao adquirir um Bitcoin apenas você ou sua corretora teriam acesso a chave que garante sua propriedade sobre a moeda digital.

Para garantir que nenhuma transação seja duplicada indevidamente, a rede BlockChain guarda o histórico de toda transação já realizada, esse histórico é distribuído entre os milhões de participantes da rede.

Os participantes, conhecidos como mineradores, validam a propriedade e a autoridade sobre qualquer negociação na rede, garantindo dessa forma a confiabilidade de todas as transações realizadas.

Agora seu dinheiro tradicional pode ser representado por um código digital criptografado, esse código é reconhecido e validado por toda rede BlockChain e apenas você ou sua corretora podem transferir o direito de propriedade da sua criptomoeda.

Diferente das moedas tradicionais, como o dólar, os bitcoins não podem ser criados indevidamente, apenas 21 milhões de moedas serão adicionadas à rede BlockChain, depois disso as negociações acontecerão apenas com as moedas já registradas na rede. Essa característica de escassez faz com que o Bitcoin esteja protegido contra a inflação e conforme a demanda de uso e aceitação aumente, seu valor também aumentará significativamente.

Infelizmente, nem tudo são flores, por sua característica volátil e o grande número de especuladores nesse mercado, o Bitcoin pode assustar muitos investidores que vêem seu patrimônio aumentar ou diminuir em poucas horas ou dias de oscilação dos preços.

Ainda existem muitas dúvidas sobre como funciona essa nova moeda e o futuro desse mercado, podemos comparar a revolução do Bitcoin com o surgimento da internet, uma forma de democratizar o controle sobre dinheiro, assim como aconteceu com as informações na internet.

Qual é sua opinião sobre o Bitcoin? Você acha que ele veio para ficar ou é apenas uma moda passageira?

Analista de Sistemas, Engenheiro de Softwares e Youtuber. Desde de 2015 comprando e vendendo criptoativos, fazendo alguns "Trades Sofredores" e levando aqueles stops bonitos.

continua depois da publicidade